sábado, 26 de julho de 2014

[RESENHA] Irij - Same Zgode... koje se ne mogu dogoditi! (2014)

Capa do álbum
Este é o novo grupo de Meri Tadic (ex-Eluveitie). 

Na verdade, é a “banda de uma mulher só”, pois a musicista compôs todas letras e arranjos, além de ter gravado quase todos os instrumentos, pois algumas faixas possuem músicos convidados.

O som da banda mistura elementos de folk, música eletrônica e rock e se mostra bem acessível ao público, pois a suavidade e beleza contidas nas melodias são elementos que agradam já na primeira audição.

Filha de pais de origem croata, Meri apresenta o Irij e suas histórias ao mundo pós-moderno de uma maneira cativante.

Same Zgode (tradução livre “apenas eventos”) abre o álbum e apresenta uma atmosfera tensa e envolvente, com grande presença do violino e com o vocal hipnotizante de Meri. Em seguida somos apresentados à belíssima Nevenko e seu arranjo marcado por programações, pelo cello e por vocalizações que convidam o ouvinte cantar junto.


A terceira faixa é I, onde temos um violão dedilhado que conduz a música, junto com vocais dobrados e elementos eletrônicos característicos em todas as composições. Shades Of A Kingship aparece com força, mostrando vocais vigorosos aliados à presença da guitarra, onde a influência do rock é perceptível.

... koje se ... é uma faixa instrumental que serve de ponte para Irudica, faixa regida por um ritmo contagiante e que faz qualquer um dançar, ou, ao menos, bater palmas para acompanhá-la.


II conta com vocais masculinos combinados com a sensualidade da voz feminina e é seguida por Nights From Jadera, mais uma instrumental que possui o peso da guitarra em sua introdução e arranjos dinâmicos de cordas. Izvir Voda iniciada com sofisticação pelo cello é mais uma bela canção expressa o espírito da música folclórica, demonstrando alegria e suavidade durante todo seu andamento.


 ... ne mogu... é mais uma rápida canção que encaminha o ouvinte a Discipline Of Fire, iniciada com um vocal sensual, tendo seu andamento mudado depois para uma arranjo mais dinâmico com grande presença das cordas e elementos eletrônicos.

A Farewell To Many (canção instrumental) vem preparar o ouvinte para o fim do disco, que se dá com dogoditi! fechando o álbum com propriedade e completando a frase Same Zgoda... koje se none mogu dogoditi! (Apenas eventos... que talvez não aconteçam). Além disso, a útilma faixa do disco traz uma surpresa.


Este é um trabalho interessante, vindo de uma artista que já mostrou competência no mundo do metal, mas que agora traz uma nuance diferente para a música que produz.

Vale a pena conferir.

FICHA TÉCNICA
Ano: 2014
Artista: Irij
Álbum: Same Zgode... koje se ne mogu dogoditi!  

Track list
01 Same Zgode
02 Nevenko
03 I
04 Shades Of A Kingship
05 …koje se…
06 Irudica
07 II
08 Nights From Jadera
09 Izvir Voda
10 ...ne mogu...
11 Discipline Of Fire
12 A Farewell To Many
13 dogoditi!