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Foto: Divulgação |
Mais uma sexta-feira chuvosa na terra da garoa, porém,
não é como outra qualquer, pois a cidade recebe ninguém menos que o Metallica.
A turnê Metallica by Request dá a oportunidade ao público
de fazer o que qualquer pessoa gostaria de fazer para todas as bandas que
gosta: escolher as músicas do set list do show que irá assistir!
Este conceito se encaixa perfeitamente com o modo como os
artistas se relacionam com seu público na atualidade. Internet rápida, redes
sociais, informação em tempo real, downloads, entre outros, permitem que os fãs
do mundo todo saibam o que acontece com a banda em todos os lugares, além de
pressionarem os artistas por novidades, uma vez que, o novo torna-se velho em
apenas um dia. Então, nada melhor que inovar (coisa que o grupo faz muito bem
em seu relacionamento com os fãs).
O show teve abertura da banda inglesa Raven e a resenha
de sua apresentação pode ser conferida aqui.
O show começou com atraso de 50 minutos, provavelmente
por conta de problemas técnicos causados pela chuva que castigava a cidade.
Tais problemas foram percebidos no decorrer do show, pois a guitarra de Kirk
Hammet sumiu por várias vezes em solos feitos ao longo da apresentação e
algumas das caixas de som pareciam estar com mal contato, pois em alguns pontos
da arquibancada não se ouvia todos os instrumentos com clareza.
Problemas com equipamento à parte, a banda tomou conta do
grande palco montado e mostrou a todos os presentes sua competência como
músicos. Lars Ulrich divide opiniões no mundo do rock sobre sua técnica nos
dias atuais, mas não se pode negar que ele executou bem o que se propôs a fazer
em sua bateria.
The Ecstasy Of Gold, canção composta pelo músico erudito
Enio Morricone para o filme The Good, The Bad And The Ugly, sempre arrepia
quando começa a ser executada, acompanhada de um trecho do longa no telão.
Em seguida a banda emenda a explosiva Battery, com toda a
rapidez e peso o bom e velho Thrash Metal desenvolvido pelo grupo necessita em
seu início de carreira. A canção é seguida pela canção que dá nome ao seu
terceiro álbum, Master Of Puppets de 1986. Esta música dispensa comentários,
pois em seu arranjo é perceptível a técnica dos músicos, aliada ao peso. O
primeiro solo, um dos poucos feitos por James Hetfield (vocal e guitarra base)
faz o público entoar um coro que só pode ser visto num show do Metallica. E pra
fechar a participação do álbum supracitado no set list temos Welcome Home (Sanitarium)
que conta com um longo e genial solo de Kirk em seu final.
A vigorosa Fuel é executada e mostra que funciona como um
bom combustível para o público. É seguida por The Unforgiven, primeira música
do set oriunda de seu álbum mais vendido, Metallica vulgo Black Album de 1991.
Vale ressaltar a presença de membros do fã clube que assistiram ao show do
palco, além servirem de mestre de cerimônias antes da execução de algumas
músicas.
Eis que chega um momento bastante esperado pelos fãs.
Como dito no início do texto, a internet apresentou aos fãs a nova canção do
grupo, chamada Lords Of Summer. Com a presença marcante do bumbo duplo tocado
por Lars em grande parte da composição, percebe-se que o grupo utilizou
elementos presentes em suas raízes e trouxe muito vigor e peso ao palco e aos
ouvidos de quem estava lá.
Wherever I May Roam e Sad But True sucedem a música
inédita. Fade To Black, com sua bela melodia e letra triste vem em seguida.
Lançada em 1988, ... And Justice For All dá nome ao álbum e carrega uma forte
crítica à forma como a justiça é tratada por aqueles que detém poder. A próxima
canção, One, é uma das mais requisitadas do grupo e possui as consequências
da guerra a um soldado como temática.
For Whom The Bell Tolls mostra a todos o poder do baixo
de Robert Trujillo. Logo após, a veloz Creeping Death é tocada, mostrando ao
público o poder das palhetadas de James. As próximas duas canções fecham a
participação do álbum de 1991 no set. Nothing Else Matters e Enter Sandman
levaram o estádio ao delírio e prepararam o terreno para as músicas que
encerrariam o show.
Mais uma anunciada por um dos fãs presentes no palco,
Whiskey In The Jar (clássico do folclore irlandês) é executada, seguida de The
Day That Never Comes, escolhida no “voto do dia”, feito pelo público por sms
durante o show.
Como encerramento, a banda tocou a emblemática Seek
& Destroy. Crua, direta e pesada, ela faz a alegria da galera. Bolas
negras caem do palco e são chutadas para longe. A canção acaba. O show também.
Restam os agradecimentos por parte dos integrantes do grupo e a chuva de
palhetas lançadas para quem estava próximo do palco.
FICHA TÉCNICA
Data: 22 de março de 2014
Realização: Time For Fun
Local: Estádio do Morumbi, São Paulo-SP.
Set List
Battery
Master Of Puppets
Welcome Home (Sanitarium)
Fuel
The Unforgiven
Lords of Summer
Wherever I May Roam
Sad but True
Fade to Black
...And Justice for All
One
For Whom the Bell Tolls
Creeping Death
Nothing Else Matters
Enter Sandman
Encore
Whiskey In The Jar
The Day That Never Comes
Seek And Destroy