quinta-feira, 24 de julho de 2014

[RESENHA] Peter Murphy - Lion (2014)

Capa do album / Foto: Cihan Ünalan
O álbum é iniciado com a vigorosa canção Hang Up. Dotada de uma atmosfera oitentista, a composição traz um turbilhão de sentimentos expressados pelos instrumentos e, principalmente, pelo vocal marcante de Peter.
Aliás, o uso de drives é uma característica presente em todo o disco.

I Am My Own Name e Low Tar Stars possuem arranjos que misturam o synthpop bem sucedido dos anos 80 com guitarras estridentes e refrões fortes.

As programações também são marcas registradas deste novo disco. O fato do disco ter sido produzido por Martin “Youth” Glover (baixista do Killing Joke) mostra que Peter não estava para brincadeira. A ótima utilização de elementos musicais marcantes do gótico oitentista contribui para a qualidade do álbum.


I’m On Your Side e Compression trazem um pouco mais de calma ao playlist. Até aqui, não é difícil lembrar de bandas como Sisters Of Mercy e The Mission em algumas partes das canções. Porém, são apenas associações, uma vez que, Peter Murphy, o homem-morcego do Bauhaus, possui um timbre de voz ímpar.

Clique e veja mais detalhes sobre a passagem do The Mission pelo Brasil

The Mission: Wayne Hussey manda um recado para os fãs brasileiros

Holy Clown inicia-se com um baixo distorcido (ao melhor estilo Peter Hook) e tem uma pegada mais crua, mas não menos envolvente. Em seguida temos a balada The Rose. Logo após, The Ghost Of Shokan Lake traz uma atmosfera que remete ao oriente médio, onde um espírito vaga em busca de água.

Eliza fala sobre a guia espiritual budista Eliza Mada Dalian, reconhecida internacionalmente por seu trabalho. Apesar do tema, a canção tem um andamento bem pop, marcado pelo belo trabalho da bateria e pelos vocais do refrão que frisam que Eliza é um espírito livre.

Para finalizar o disco, temos Loctaine e Lion (faixa título). Ambas possuem andamentos mais lentos, talvez para provocar a reflexão, encerram com maestria o novo trabalho de um dos ícones da cena gótica dos anos 80.

FICHA TÉCNICA
Ano: 2014
Artista: Peter Murphy
Álbum: Lion

Track list
01 Hang Up
02 I Am My Own Name
03 Low Tar Stars
04 I’m On Your Side
05 Compression
06 Holy Clown
07 The Rose
08 The Ghost Of Shokan Lake
09 Eliza
10 Loctaine
11 Lion