domingo, 31 de agosto de 2014

A banda Plexiheads mostra competência na abertura do show de Eric Gales

Plexiheads durante apresentação no Gillan's Inn / Foto: Luiz Sacoman
Por Bruno Sawyer

Misture um pouco de blues e rock’n’roll, adicione um pouco de talento e aqueça os ouvidos. Pronto, agora é só curtir!


O grupo Plexiheads, liderado por Luiz Sacoman (guitarrista, vocalista e um dos fundadores da lendária banda Cavalo Vapor), mostrou toda a sua técnica e musicalidade no palco do Gillan’s Inn na noite da última quinta-feira.

Por volta das 21:40 a banda foi anunciada e iniciou sua apresentação. You Look Good, I Feel So Bad começou o show e mostrou o entrosamento do grupo. Com um riff enérgico na intro, uma levada com blues rock e solos dos dois guitarristas, a canção apresentou a banda ao público da casa e sugeriu que o restante do show seria bacana.

Em seguida, Let Me Show You Something (faixa que dá título ao primeiro álbum do grupo, lançado em 2013) mostrou uma melodia gostosa de ouvir, com suavidade na levada, pequenos solos de guitarra durante toda a canção e um refrão swingado difícil de esquecer.

Plexiheads: Assista ao video de Let Me Show You Something

Antes de partir para a próxima canção, Luiz tirou a jaqueta que vestia e brincou com o público: - “hora do strip tease”. Então fomos apresentados a poderosa Friends Like Ghosts. Aliando peso e vocais suaves dobrados, a composição mostrou porque é um dos singles do primeiro registro da banda.

Veja o vídeo de Friends Like Ghosts do Plexiheads

Após o término da canção, Luiz conversou com o público e apresentou a banda. Brincou que ninguém via o baterista, por conta de sua estatura e agradeceu a participação especial de Fred Berlowitz, guitarrista que fez parte da banda durante a gravação do disco, mas que teve de deixar a banda por questões contratuais. Antes de iniciar a próxima música, Luiz fez uma nova brincadeira:

- “Vou fingir que a minha guitarra desafinou”.

A frase era uma deixa para trocar de guitarra, mas ele adiou a alteração e prosseguiu com a execução de If She Did, cadenciando o ritmo da apresentação e mostrando a técnica de Fred com a utilização do slide durante vários trechos da composição e a de Luiz alternando a utilização de palheta e dedilhado no solo.

Antes do início de King’s Daughter, o líder do grupo interagiu mais uma vez com o público:

- “Onde é que é aqui mesmo? O legal da música é isso. Ela te leva pra outra dimensão.”

Neste momento, antes de trocar de guitarra, ele brinca:

- “Agora de desafinou mesmo!

Com os instrumentos devidamente plugados, ele anunciou Quicksand Saver e antes de iniciá-la, informou à plateia da página da banda no facebook. Logo após a canção foi executada com maestria e contou com uma “fritada” feita por ele em seu fim. Após o término agradeceu o público com um “valeu galera!”.

Logo após ele agradeceu a todos os envolvidos na organização do evento e disse que era uma honra abrir para Eric, pois ele era uma inspiração.

Walking Alone veio em seguida e trouxe suavidade e calmaria para o show. Com uma melodia bem construída e um solo carregado de blues, a canção encantou o público.

The Blues That Lives In Me veio em seguida para arrebatar os corações do público. Sentimento puro, exteriorizado brilhantemente pelo solo de Luiz. Ao seu término, o guitarrista foi ao microfone e disse que sempre chora quando toca essa canção.
Em seguida tivemos Bad? Fool Instead! colocou a galera pra dançar, com sua levada swingada. Infelizmente, o fim da apresentação estava próximo.

Antes do início de Your Love Is So Good To Me, Luiz brincou dizendo que tudo que era bom durava pouco e anunciou o show de Eric Gales. O vocal característico dele é uma das características que tornam o Plexiheads bem único.

E perto do fim da canção surge o astro da noite. Sim, Eric Gales adentra o Gillans Inn e passa em frente ao palco indo em direção ao camarim, levantando o público.

Após esta ilustre presença, a banda encerrou o show com mais um single. Dessa vez The Voice Of Shanty Town foi a escolhida e fechou bem a apresentação da banda.

Confira o video de The Voice Of Shanty Town do Plexiheads

Quem não conhecia o trabalho do grupo se surpreendeu com a qualidade e quem já conhecia se deleitou com o show. Realmente, foi um ótimo “aquecimento” para o que estava por vir.

Luiz Sacoman e cia mostraram que o bom e velho rock’n’roll nunca morrerá, por mais que muitos digam que ele já não está mais entre nós.   

FICHA TÉCNICA

Data: 28 de Agosto de 2014
Realização: Gillan’s Inn English Rock Bar
Local: Gillan’s Inn English Rock Bar, São Paulo/SP

Set List
You Look So Good, I Feel So Bad
Let Me Show You Something
Friends Like Ghosts
If She Did
King’s Daughter
Quicksand Saver
Walking Alone
The Blues That Lives In Me
Bad? Fool Instead!
Your Love Is So Good To Me
The Voice Of Shanty Town

Cartaz / Imagem: Divulgação