quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Paulinho Boca de Cantor canta Novos Baianos nesta sexta em São Paulo



Paulinho Boca canta Novos Baianos é o nome do novo show que o artista está apresentando em turnê pelo Brasil e, convidado para gravar um especial para a TVE- Bahia, contando a história e interpretando músicas do repertório dos Novos Baianos, o artista transformou em DVD o resultado desse trabalho homônimo. 


O grupo Novos Baianos não se apresenta em sua formação original desde 1999, quando foi lançado o CD duplo Infinito Circular. Além de Paulinho Boca, o grupo era formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, o poeta Galvão e a cantora Baby do Brasil. Canções como De Vera, primeiro sucesso do grupo – classificada para o Festival da Record de 1969, Ferro na Boneca,Eu de AdjetivosBarra LúciferEu sou o Caso DelesCosmos e DamiãoMistério do PlanetaDê um RolêPreta PretinhaBrasil PandeiroAnos 70, entre outras, fazem parte do repertório do show que será apresentado na Sala Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo (CCSP) em 24 de outubro, às 19h30. Grátis. 

Acabou Chorare (Som Livre - 1972) dos Novos Baianos, primeiro lugar entre os 100 melhores discos da MPB, em pesquisa feita pela revista Rolling Stone (outubro 2007), vem confirmar a importância do grupo na história da música brasileira e o interesse das novas gerações por esse trabalho original e sem precedentes. Este show vai mexer com a memória do público que vivenciou o final dos anos 60 e 70 e também para a geração mais jovem que sempre teve interesse no trabalho deste grupo que revolucionou a MPB e continua sendo referência para novos artistas. Em clima nostálgico, Paulinho Boca de Cantor relembra os sucessos da sua carreira solo e traz a efervescência cultural destas décadas.

“Nas minhas apresentações os jovens vinham falar comigo e me pediam para cantar as músicas dos Novos Baianos, uma geração que não era nascida na época do grande sucesso do grupo. Isso me deixa muito feliz e não tinha como não atender.” É com a alegria e o alto astral de sempre que Paulinho Boca fala desse novo trabalho. O artista se apresenta no Carnaval de Salvador desde 1976, inovando suas apresentações. Foi responsável junto com os parceiros do grupo Novos Baianos pela revolução tecnológica no Carnaval de Salvador, ao se apresentarem pela primeira vez num trio elétrico usando som de voz (o som do trio era somente instrumental). Com este panorama, contribuiu com o surgimento das grandes estrelas da música baiana nos últimos 30 anos.

Paulinho Boca de Cantor

Compositor e cantor popular, um dos integrantes do grupo Novos Baianos (prêmio de melhor disco  feito no Brasil em todos os tempos- ACABOU CHORARE- Revista Rolling Stone – Out. 2007), começou sua carreira musical como “crooner” de orquestra em 1963. Além de se apresentar desde os anos 60 em shows musicais por todo Brasil e no exterior é também um estudioso da origem da musicalidade Brasileira. 

Tem produzido e apresentado trabalhos sobre a história da música no Brasil resultado de pesquisas e de resgate histórico do patrimônio artístico e cultural, entre eles “DO LUNDU AO AXÉ – BAHIA DE TODAS AS MÚSICAS” (2002) através do FAZCULTURA - Secretaria de Cultura do Estado da Bahia) e o projeto A BOSSA DO BOCA – 100 ANOS DE MÚSICA NO BRASIL, através do Ministério da Cultura – Fundo Nacional de Cultura (Pronac 064416). (2007) Apresentou o mesmo projeto em 10 cidades do interior da Bahia através do Fundo de Cultura da Bahia (FCBA.) 31/07 a 22/08/2008. Em 2010/2011 idealizou e concluiu pesquisa sobre a história da musica de São Paulo, disponibilizada no site http://www.musicadesaopaulo.com.br/

No Carnaval 2012, em Salvador, o artista criou o projeto TRIO DO BOCA com Paulinho Boca e Convidados: ZECA BALEIRO, OTTO, TULIPA RUIZ, KARINA BUHR, LUÊ E LUCAS SANTANA foram os convidados em três apresentações nos circuitos principais da festa. Em outubro de 2012 lança CD Forró do Boca (Nossa Musica/Biscoito Fino) e faz shows de lançamento em todo Brasil e no exterior. Em 2013 apresenta no Trio do Boca os novos nomes da música baiana: Mariella Santiago, Del Feliz e BaianaSystem. E grava DVD sobre a História da Música na Bahia Teatro Castro Alves- Salvador-Ba Julho de 2013, lançamento em Setembro 2014. No carnaval 2014, homenageou no Trio do Boca, os 100 anos de Dorival Caymmi e recebeu como convidadas as cantoras Cláudia Cunha e Jussara Silveira. Entre maio e julho de 2014, fez turnê pelos Centros Culturais de Salvador e do interior da Bahia, com o show A História da Música na Bahia.

Ficha técnica

Show Paulinho Boca canta Novos Baianos
Apresentação e direção geral: Paulinho Boca de Cantor
Direção musical e arranjos: Carlinhos Marques e Paulinho Boca de cantor

Músicos:
Paulinho Boca de Cantor (voz)
Carlinhos Marques (violão, voz)
Kakau Araújo (guitarra)
Zat (baixo)
Robson Cunha (bateria)

Produção: Virgínia amaral
Roadie: Alan Vicente (Roupa Nova)

Serviço:
Paulinho Boca canta Novos Baianos
Data: 24 de outubro
Dia: Sexta-feira, às 19h30
Retirada de ingresso: 2 ingressos por pessoa – 2 horas de antecedência
Recomendação: Livre
Duração: 90 min.

Local: Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)

Não perca tempo. Programe-se!


Fonte: CCSP