quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Rick Wakeman: O mago das teclas deu show de simpatia e virtuosismo em São Paulo



Por Bruno Sawyer

Droga! A segunda-feira chegou! Vou ter de acordar cedo pra ir trabalhar e pegar o maldito trânsito de São Paulo de manhã e a noite...


Bem, de fato a semana começou. Porém, o dia da semana mais odiado pela maioria dos paulistanos foi um pouco diferente, pois ninguém menos que Rick Wakeman, a lenda do rock progressivo estava na cidade para se apresentar no Teatro Bradesco.
O show estava marcado para a começar às 21:00, o que aconteceu pontualmente. Pouco tempo antes algumas pessoas ainda chegavam, provavelmente por conta de seus horários de trabalho e do trânsito caótico de Sampa.

O início da apresentação foi anunciado. O telão que estava na frente do palco lentamente se recolheu e, em poucos minutos, a introdução com um coral cantando saiu das caixas de som, provocando o aumento da ansiedade dos presentes.

Os músicos da banda começaram a entrar e foram aplaudidos. Mas teve uma coisa que chamou a atenção antes de Rick entrar no palco. O guitarrista Dave Colquhoun estava com a perna esquerda engessada, pois a havia quebrado durante a passagem do grupo por Tenerife, na Espanha.


Com todos devidamente posicionados, uma sessão rítmica é iniciada e a grande estrela da noite aparece. Rick Wakeman, o mestre das teclas, músico bastante conhecido por sua genialidade e por sua passagem na banda de rock progressivo Yes. Como não podia ser diferente, antes de tocar qualquer nota, o músico foi ovacionado pelo público.

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Eis que o primeira clássico da noite aparece. Um medley de Journey To The Center Of The Earth, uma de suas obras mais conhecidas, inspirada no livro homônimo de Júlio Verne. Lançado em maio de 1974, o álbum comemora 40 anos e a única cidade desta turnê que ganhou uma apresentação na íntegra com orquestra foi Porto Alegre.

O vocalista Ashley Holt, fiel escudeiro de Rick juntamente com o baterista Tony Fernandez, brincou com o baixista Matt Pegg durante uma parte instrumental. Após alguns minutos, a canção foi encerrada e o público foi ao delírio.

Rick começou a mostrar seu bom humor neste momento. Pegou o microfone e começou a falar com o público:

- Obrigado! Eu peço desculpas pelo meu português, meu espanhol, meu francês... Nem inglês eu falo direito... (risos) Na bateria está o meu amigo Tony Fernandez e o português dele é bom. Se vocês precisar perguntar qualquer coisa, podem se dirigir a ele.

- Bem, nós vamos apresentar agora uma das esposas de Henry VIII. Esse é um álbum muito querido por mim, pois eu também tive muitas esposas... (risos)

Catherine Parr é iniciada. Ashley deixa o palco, pois a faixa é instrumental. The Six Wives Of Henry VIII é o segundo álbum da carreira solo do músico e cada uma das seis faixas reproduz a personalidade das de cada esposa que o rei inglês Henrique VIII (1491-1547) teve. Com seu riff marcante e jogo de luzes, a canção prendeu a atenção do público. Nesta versão ao vivo ela foi extendida e ganhou um solo de guitarra, que não existe na versão original de 1972.

Após o fim da música, a plateia aplaudiu e Rick pegou novamente o microfone para anunciar as próximas canções. White Rock e o medley de The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of Round Table. Quando comentou sobre a primeira, alguém da plateia gritou e Rick disse:

- Oh meu deus! É você?! Eu sabia que alguém tinha comprado o álbum!

White Rock foi iniciada. Com uma sessão rítmica marcada pela bateria vigorosa de Tony, a canção serviu de prelúdio para que ele fizesse seu solo. Cheio de técnica, ritmo e pegada, além de ajudado pela microfonação perfeita feita em seu instrumento, o músico mandou ver e mostrou toda a sua qualidade. Ele trocou de baquetas durante o solo, explorando diferentes sons em sua bateria. Um fato curioso foi que Dave, por estar com a mobilidade reduzida por conta da perna quebrada, ficou no palco sentado em seu banco esperando o solo terminar.

Com aplausos após seu final, o restante da banda voltou para dar início a outro disco clássico de Rick. The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of Round Table, lançado em 1975, conta a fábula do Rei Arthur em sete canções, mas no medley apresentado foram tocadas quatro. Dentre elas, a belíssima Guinevere, uma balada que fala sobre a rainha esposa do rei Arthur. Pouco mais de trinta minutos depois, a canção foi encerrada e Rick foi ovacionado pelo público.

Ele agradeceu e informou que a próxima canção era uma das esposas de Henrique VIII que eles não tocavam frequentemente. Antes de iniciar a canção, com muito bom humor, ele brincou com Dave:

- Bem, como vocês podem ver, o nosso guitarrista está com a perna quebrada. Eu vou contar pra você como isso aconteceu. Ele estava fazendo jogging (uma atividade física onde o ritmo e a marcha são mais rápidos que uma caminhada e mais lentos que uma corrida) e no meio do caminho uma moça passou, então ele olhou pra ela e quebrou a perna. (risos)

- Para nós ele disse que foi assim, mas para a esposa ele disse que caiu na escada. Esse é o nosso segredo. (risos)

A poderosa Jane Seymour começou. Com notas grandiosas, o teclado de Rick, como não podia ser diferente, exigiu a atenção do público. O jogo de luzes do teatro também ajudou a embelezar a execução da música. Ao final, mais aplausos efusivos.

Ashley Holt, levou um outro microfone para Rick, porém este não funcionou, assim como o antigo. Começou aí o momento mais hilário da noite. Ao melhor estilo de teatro de improviso, Rick fingiu que o microfone era um sabre de luz (ultilizado no filme Star Wars) e o apontou para Ashley, inciando um duelo. Enquanto segurava o microfone na mão direita e “duelava” com Ashley, com a mão esquerda ele fez a “trilha sonora” da briga. A genialidade do músico é, realmente, algo único.

Sendo assim, como nenhum dos microfones funcionou, o vocalista foi até o seu pedestal e anunciou as próximas canções, presentes no álbum de 1991, chamado Phantom Power (que foi composto para servir de trilha sonora moderna para o relançamento do filme O Fantasma da Ópera, de 1925).

The Visit tem uma grande presença da guitarra. Com distorção e muito vigor o instrumento roubou a cena e Dave Colquhoun não poupou técnica, “fritando” no solo e mostrando toda sua qualidade. Phantom Power veio em seguida, apresentando todo o potencial da voz de Ashley e trazendo um clima tenso e instigante. Após a dobradinha, o público ovacionou os músicos.

Ashley pegou outro microfone para Rick, que desta vez funcionou, e ele introduziu mais uma esposa de Henrique VIII.

Catherine Howard foi tocada e fechou as músicas do álbum tocadas na apresentação. Após seu término o público aplaudiu e Rick anunciou medley de No Earthly Connection, lançada no disco homônimo de 1976. Após seu término ele agradeceu a todos e apresentou o baixista Matt Pegg (membro do lendário Procol Harum e filho de Dave Pegg, ex-baixista do Jethro Tull e do Fairport Convention).

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Chegou o momento mais aguardado da noite. Mais uma canção de The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights Of Round Table e o ápice da apresentação.

Merlin The Magician foi anunciada por Rick e começou a ser executada. Durante sua sessão rítmica extendida, o músico deixou seus teclados e pegou um keytar e iniciou um “duelo” com seu guitarrista. Ambos demonstraram muita técnica “fritando” em seus instrumentos, mas não parou por aí. Quando Rick começou a andar para o canto do palco, o momento mais mágico do show aconteceu.

Ele desceu a escada do palco e começou a andar por entre o público. Obviamente todos levantaram e acompanharam Rick. Uns com os olhos, outros tiraram “selfies” com músico. Até que ele parou ao lado de uma moça no meio da plateia, pegou-a pela mão e levou até o palco. O mais incrível foi ele não ter parado de tocar em nenhum momento enquanto andava.

De volta ao palco, Ashley ajudou-a a segurar o keytar de Rick, enquanto este terminava a canção em execução com maestria. Após um beijo no rosto e um abraço, a moça desceu do palco e Rick foi ovacionado.

Infelizmente, o término do show estava próximo. No caso do prog esta distância é relativa, pois um bis pode durar trinta minutos. Mas neste caso foram “apenas” quinze.

Rick disse que, logicamente, eles não viriam de tão longe para não tocar nenhuma música do Yes. Então Starship Trooper foi anunciada e encerrou a apresentação em grande estilo.

Com 02:15 quase ininterruptas de show e mais de quarenta anos de estrada, Rick Wakeman não precisa provar mais nada a ninguém. Seu pioneirismo no rock mostra o quanto sua genialidade contribui para o gênero e encanta a todos que tenham contato com sua música.

FICHA TÉCNICA

Data: 27 de Outubro de 2014
Realização: Akemusic Produções e Opus 
Local: Teatro Bradesco, São Paulo/SP

Set List

Journey To The Centre Of The Earth (Medley)
Catherine Parr
White Rock
Solo de Bateria
The Myths And Legends Of King Arthur And The Knights of Round Table (Medley)
Jane Seymour
The Visit/Phantom Power
Catherine Howard
No Earthly Connection (Medley)
Merlin The Magician

Bis

Starship Trooper