quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Xaxado Novo faz homenagem a Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro no CCSP



A Secretaria Municipal de Cultura promove, no Centro Cultural São Paulo (CCSP) a apresentação do Xaxado Novo no dia 03 de outubro às 19h. Grátis. Com rabeca, violão, triângulo, zabumba e percussões, o Xaxado Novo resgata uma formação tradicional do baião para homenagear grandes mestres da cultura popular brasileira, como Luiz Gonzaga, Marinês e Jackson do Pandeiro.


O grupo transita por diversos ritmos nordestinos, como xote, rastapé, coco, xaxado, ritmos caribenhos e ainda próprios um passeio musical pelas diferentes culturas que contribuíram para a formação da música nordestina, como os povos ciganos e árabes, presentes no desenvolvimento dessa musicalidade.

A estética do cangaço, muito difundida por Luiz Gonzaga, é trabalhada pelo grupo, que leva aos palcos a presença dos caboclos, vaqueiros e cangaceiros, sempre influentes na construção do imaginário popular. Gonzaga já dizia que antes da sanfona chegar no sertão, os forrós eram feitos com a rabeca. O instrumento, que tem sua origem no ‘rebab’ árabe, se difundiu no nordeste já no século XVIII, trazido pelos portugueses.

Também a zabumba tem sua origem no oriente, sendo o ‘davul’ (zabumba oriental), um dos instrumentos mais usados nas festas populares da Turquia. Seja na pesquisa de antigos temos em sanfonas de oito baixos, e no estudo do próprio xaxado, dança que ficou popularizada pelo famoso bando de Lampião, ou, através do uso do sistema árabe dos makams (escalas orientais) nas suas composiçõs e improvisações, o Xaxado Novo funde um caldeirão de ancestralidade e experimentação, retratando o que há de melhor na cultura brasileira, de uma forma original e cativante.


Serviço

Data: 03 de Outubro de 2014
Local: Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Liberdade, São Paulo - SP 
Início: 19:00 
Classificação: Livre
Entrada franca - retirada de ingressos: na bilheteria, até dois ingressos por pessoa, duas horas antes do início do show
Sala Adoniran Barbosa (622 lugares)

Não perca tempo. Programe-se!


Fonte: CCSP