quinta-feira, 2 de abril de 2015

Durga McBroom trouxe um pouco da alma do Pink Floyd para São Paulo




Um pouco do Pink Floyd se instalou na cidade de São Paulo no início de fevereiro. 




Durga McBroom-Hudson, backing vocal oficial da banda, se apresentou em duas noites mágicas no Gillan’s Inn English Rock Bar e mostrou toda a sua simpatia e técnica, encantando todos os presentes.

A cantora já trabalhou com outros artistas conhecidos, como os escoceses da banda James, Billy Idol e Nina Hagen. Mas foi com o Floyd que ela se consagrou, participando da gravação dos discos The Division Bell (1994) e The Endless River (2014), além de ter participado das turnês que renderam os álbuns ao vivo Delicate Sound Of Thunder (1988) e Pulse (1994).

Por volta das 23:20 o produtor da casa anuncia as atrações e a apresentação se teve seu início. A banda de apoio de Durga foi a Absolute Pink Floyd, banda que presta um tributo aos ingleses aqui em terras brasileiras.

Para começar o show, nada melhor que um dos hinos do Floyd: Shine On You Crazy Diamond. A iluminação se destacava, enquanto aos poucos a banda entrava no palco e o público esperava ansiosamente pela estrela da noite. Ao fim da canção, a banda foi aplaudida pela plateia.

Após o clássico presente no disco Wish You Were Here de 1975, o grupo revisitou um dos destaques do ícone do rock progressivo, o disco The Wall.

Uma seleção de músicas presentes na primeira parte da ópera rock escrita por Roger Waters foi tocada. In The Flesh, The Thin Ice, Another Brick In The Wall Part I, The Happiest Days Of Our Lives, Another Brick In The Wall Part II (na qual os músicos foram ovacionados pelo público) e aqui temos uma parada, porque a pessoa mais esperada da noite estava por vir.

Mother, uma das canções mais emocionantes do grupo foi iniciada e, com ela, a participação de Durga McBroom no show. Os aplausos já começaram no início da execução da música e assim que ela começou a cantar o refrão, foi ovacionada pelo bom público que estava na casa. A interpretação singular é uma forte característica da cantora e ao término da canção ela deu um selinho em Marcos Meneghel vocalista e baixista da banda. 

Empty Spaces veio em seguida para fechar a primeira participação do álbum The Wall no set list a apresentação. Marcos interagiu com o público, onde agradeceu e desejou feliz aniversário para um amigo que se encontrava na plateia e introduziu a segunda parte da apresentação, citando o período de gravação do famoso álbum Dark Side Of The Moon (1973) e dizendo: - “O mundo nunca mais foi o mesmo”.

Com o anúncio feito, a segunda metade do espetáculo teve início. O álbum citado foi tocado na íntegra, para o delírio do público.


Seguindo o track list, Breath foi executada, logo após On The Run e o hit Time (com grande participação de Durga). Antes de The Great Gig In The Sky, Durga conversou com o público e falou que eles iriam fazer uma versão puxada para o jazz. Dito isso, ela fez duetos com as três backing vocals da banda e, obviamente, foram ovacionadas após o término da canção.



Com o inconfundível som de caixas registradoras, Money deu as caras, seguida de Us And Them e da dobradinha final do disco, Brain Damage e Eclipse.

Enquanto essa “sessão Dark Side” acontecia, rolavam cenas do famoso filme O Mágico de Oz, pois há uma lenda de que o disco serviu como trilha sonora para o longa de 1939, mas a banda já desmentiu isso várias vezes.

Após serem ovacionados pelo público, a apresentação seguiu com duas músicas do álbum Animals (1977), a acústica Pigs On The Wing e a sensacional Dogs, prontamente reconhecida pelo pública assim que foi iniciada. Ao final da execução mais aplausos.

A próxima canção foi oferecida para um dos membros fundadores da banda, o lendário e exótico Syd Barrett. A música Astronomy Domine, presente na época psicodélica da banda, foi executada, trazendo a atmosfera que permeou o início da banda e seu álbum de estreia The Piper At The Gates Of Dawn (1967).


What Do You Want From, do disco The Division Bell (o qual Durga participou da gravação) foi executada, seguida de Welcome To The Machine, com seu solo de sintetizador hipnotizador.



Infelizmente, a reta final do show estava chegando. Louder Than Words foi tocada. Esta canção faz parte do álbum The Endless River, ultimo registro de estúdio do Pink Floyd, que, na verdade, é uma compilação de sobras de estúdio do período de gravação do disco The Division Bell. É uma homenagem ao falecido tecladista da banda, Richard Wright e esta canção é a única que contém letra, escrita por Polly Samsom, esposa de David Gilmour.


O hino Wish You Were Here veio em seguida e anunciou que a apresentação estava prestes a acabar. Na sequência outro clássico, dessa vez Comfortably Numb e, para finalizar, Run Like Hell.


O público pode vivenciar um pouco da atmosfera do Pink Floyd ouvindo uma pessoa que de fato tocou com a banda. Foi uma noite mágica e muito divertida, onde a Absolute Pink Floyd mostrou competência e a estrela da noite, Durga McBroom, mostrou técnica, talento e carisma. Quem ficou até o fim pode atestar isso, pois a cantora ficou na casa para tirar fotos e falar com os fãs.


FICHA TÉCNICA

Data: 06 de Fevereiro de 2015
Realização: Gillan’s Inn English Rock Bar
Local: Gillan’s Inn English Rock Bar - São Paulo/SP

Set List
Shine On You Crazy Diamond
In The Flesh
The Thin Ice
Another Brick In The Wall Part I
The Happiest Days Of Our Lives
Another Brick In The Wall Part II
Mother
Empty Spaces
Breath
On The Run
Time
The Great Gig In The Sky
Money
Us And Them
Brain Damage
Eclipse
Pigs On The Wing
Dogs
Astronomy Domine
What Do You Want From Me
Welcome To The Machine
Louder Than Words
Wish You Were Here
Comfortably Numb
Run Like Hell