quarta-feira, 8 de julho de 2015

Paura: A acidez e conteúdo de Tameless



O ícone do trashcore brasileiro está de volta com mais peso e atitude que nunca.




Em seu novo álbum de inéditas, a banda apresenta muito conteúdo e canções marcantes.

O disco foi produzido pela banda junto com renomado Tiago Hospede e gravado no estúdio Lamparina. A mixagem também é trabalho de Tiago e a masterização ficou por conta de Paul Miner. A arte ficou por conta de Bruno Caporusso.

Aliás, o trabalho de arte merece ser destacado, pois ficou ótimo. Várias imagens dos protestos ocorridos na Ucrânia no fim de 2013 foram usadas no encarte.

Truth Hits Hard abre o disco mostrando que a realidade é cruel. Inicia-se com uma vinheta de luta de UFC, onde o narrador anuncia “It’s Time!” e a banda entra matadora, com guitarras precisas, ótimo trabalho da cozinha e o vocal característico e vigoroso de Fabio Prandini.

“... Now There’s Nothing Left For You
Truth Hits Hard…”
Truth Hits Hard - Paura

Working Class Uprising começa após mais uma vinheta, onde o bumbo duplo de Fernando Schaeffer come solto. A música conta com algumas variações no andamento que mostram a qualidade de composição dos músicos. Education tem uma levada mais groovada, misturada com porradaria. É um ótimo exemplo da bela mistura thrashcore feita pela banda.




Pra quem duvida da qualidade da banda, N.W.A. (Never Walk Alone) é iniciada com um trecho do filme The Warriors (no Brasil Os Selvagens da Noite) lançado em 1979 e que tem como trama principal a luta de uma gangue nova-iorquina (que dá nome ao filme) pela sobrevivência, após a falsa acusação de assassinato do líder da maior gangue da cidade. A intro contém o discurso de Cyrus (chefe dos Gramercy Riffs) antes de ser assassinado.

My War Is Survival
First Army: My Family And My Friends...”

N.W.A. (Never Walk Alone) - Paura 



Wolfpack merece destaque pelo baixo imponente e por seu arranjo “sem massagem”, com uma linha de bateria sensacional, bumbo duplo comendo solto, guitarras pesadas e bem trabalhadas e as variações em seu andamento. Do The Knowledge começa com um trecho de uma fala do personagem Tony Montana, interpretado brilhantemente por Al Pacino no longa Scarface (1983). Falando sobre integridade a canção é mais um exemplo da qualidade do grupo.

Capa do disco / Arte: Bruno Caporusso


Mothers Of Justice trata da questão das mães que perderam seus filhos na violência, pois como a letra faz questão de frisar, quando uma mãe perde um filho, ainda mais nestas condições, ela morre junto. O som com vigor, rapidez e dinamismo continua mantendo o bom nível do disco.

“...  A Child’s Death Kills The Mother Too
They Don’t Fear The Power
They Ain’t Gonna Die
They Already Dead…”
Mothers Of Justice - Paura

Gas Diplomacy possui riffs que chamam para headbanguear e fazer rodinha até no meio da sala de casa. Além disso, a linha de bateria de Fernando é impecável e o vocal de Fabio é matador. Ao fim da canção ouvimos barulhos de pessoas e bombas que mostram a repressão violenta de um protesto. Too Old To Die Young é um petardo, onde a batera surge imponente com sua linha vigorosa, técnica e bumbo duplo marcando presença.

The Privilege é o single do disco e faz muito bem seu trabalho de encerramento do registro. Inica-se com uma vinheta trazendo um trecho de uma fala do famoso cirminoso Charles Manson e sua duração breve e intensa dá aquele gostinho de “quero mais”.

“... The Privilege Of Having Friends On The Hardcore Struggle...”
The Privilege - Paura

O Paura veio forte com Tameless e continua provando seu valor para o rock brasileiro e sua importância na cena underground. Com ótima mixagem e músicas, além de bastante conteúdo em suas letras, o disco é um dos melhores lançamentos do ano passado, sem sombra de dúvida.

Posso me tornar repetitivo, mas sempre faço questão de frisar para os que acham que só som gringo é bom e não valoriza as bandas brazucas, vocês só tem a perder, pois este disco é sensacional e é nacional.

FICHA TÉCNICA

Ano: 2014
Artista: Paura
Álbum: Tameless
Músicos: Fabio Prandini (vocal), Rogério Rodontaro (guitarra), Caio Lubliner (guitarra), Douglas Melchiades (baixo) e Fernando Schaefer (bateria).

Track list
01 Truth Hits Hard
02 Working Class Uprising
03 Education
04 N.W.A. (Never Walk Alone)
05 Wolfpack
06 Do The Knowledge
07 Mothers Of Justice
08 Gas Diplomacy
09 Too Old To Die Young

10 The Privilege

Dossiê do Rock: Revelando o passado. Incentivando o futuro.