quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Workshop Meinl na EM&T: Dudu Portes, Ivan Lopes e Rodrigo Oliveira deram show



Por Bruno Sawyer


A Meinl, marca alemã de pratos de bateria, voltou com tudo ao mercado brasileiro e nada melhor que seus endorsers para apresentarem a funcionalidade de seus produtos.






O workshop foi realizado no auditório da EM&T, no bairro do Jabaquara na capital paulista, e contou com a presença de grandes nomes: o lendário Dudu Portes (dono de uma vasta carreira, entre seus trabalhos marcantes estão a parceria com Elis Regina, os maestros Damiano Cozzela e Julio Medaglia, O Bando, entre outros), Ivan Lopes (integrante da banda gospel Tritone X) e Rodrigo Oliveira (o mestre das baquetas da banda paulistana de thrash metal Korzus).

O evento começou com vinte minutos de atraso, pois estava marcado para às 19:30.
Dudu apresentou a marca aos presentes, informou que a mesma está chegando com força ao mercado brasileiro e desmistificou algumas questões, como a da qualidade dos pratos, pois antigamente as linhas importadas da marca não eram as tops, já hoje em dia a coisa é diferente, com as primeiras linhas chegando em solo brasileiro, devidamente aprovadas pelo talentoso Thomas Lang.




Ele contou também um pouco sobre a fabricação dos pratos que é feita em Istambul (Turquia) e o acabamento é realizado na Alemanha. Além disso, informou que um dos professores da EM&T faz parte do time Meinl.

Além disso, falou da parceria com as baquetas Liverpool e fez uma demonstração com tipos diferentes.

Nas suas execuções, mostrou toda sua maestria tocando uma canção de sua autoria, uma homenagem à imigração japonesa. Fez um arranjo para O Canto de Ossanha (Baden Powell e Vinícius de Morais) e apresentou uma música do projeto Tambores do Mato, de Gabriel Sater (filho do grande violeiro Almir Sater).


Após sua apresentação ele sorteou alguns itens.



Ivan Lopes veio em seguida, falou um pouco sobre as linhas que usa e executou canções de seu projeto solo e de sua banda a Tritone X. Todas elas com melodias complexas e muito bem trabalhadas, onde Ivan demonstrou toda a sua técnica usando tempos 7x8, navegando entre fusion e o metal, com o pedal duplo comendo solto.

Mais um sorteio dessa vez e Dudu, com toda a sua simpatia, deu uma camiseta da Meinl para um garoto que estava com uma camiseta do Dream Theater, rasgando elogios.

E, talvez a presença mais esperada da noite (pelo perfil do público que se encontrava no recinto), Rodrigo Oliveira apareceu no palco para encerrar o evento com propriedade.

Rodrigo durante sua apresentação no workshop


Ele se apresentou, agradeceu ao seu filho e aos companheiros de banda que estavam na plateia e iniciou sua apresentação. Também comentou um pouco sobre as linhas que usa em seu set, desmistificou algumas questões também e executou três canções do ótimo disco novo do Korzus, o aclamado Legion.


Links relacionados:

Dossiê do Rock: Revelando o passado. Incentivando o futuro.