sábado, 2 de janeiro de 2016

Alírio Netto: “Aprendi muito nos musicais, mas estudo até hoje”



Por Criss Cesar


Alírio Netto, o simpático vocalista da banda Age Of Artemis falou um pouquinho de seus trabalhos e projetos. O resumo desse papo segue em forma de entrevista pra vocês. 




O cantor é um cara simpático, gente boa e é muito talentoso e perfeccionista.

Confira abaixo o que ele contou pra gente:

01) Como você começou? Havia alguém na sua família que cantava? Quem te inspirou?

Alírio: Não havia ninguém que cantava profissionalmente na minha família. Eu comecei aos 14 anos, inspirado pelo Queen, que tinha acabado de se apresentar no Rock in Rio I. Cantei em banda de rock, depois em banda de baile e com uns 17,18 anos comecei a estudar canto lírico com uma senhora, Rute Gebler, que me ajudou muito, pois ela dava aula para cantores líricos e não cantores de rock. Acho que ela foi com a minha cara, eu era muito novo (risos). Foi ela quem me apresentou para Marconi Araujo, um dos maiores maestros do Brasil, com quem continuei tendo aulas. Sob a tutela dele, me mudei para Brasília e fui Jesus na peça Jesus Cristo Superstar, dirigida pelo maestro.

Depois fui para o México fazer Jesus na mesma peça, mas outra produção. Na sequência fui para os EUA, estudei no Berklee College of Music, voltei para o Brasil e me instalei em São Paulo onde estou até hoje.

02) Aqui em São Paulo você foi Judas nesse musical. Como foi ser Jesus e Judas?

Alírio: Um aprendizado. Judas deu mais possibilidades de me explorar. Um personagem cheio de conflitos, bastante denso.

03) Como foi trabalhar com Negra Li e Igor Rickli em Jesus Cristo Superstar?

Alírio: Foi muito bom. A gente se entrosou logo de cara e isso facilitou muito no trabalho. Somos amigos até hoje. Ambos tem uma carreira consolidada, se administram muito bem e não houve problema algum. Aliás, não houve problema com ninguém do elenco.

04) Você é cantor e ator?

Alírio: Hoje sim (risos). Aprendi muito nos musicais, mas estudo até hoje. Estudo canto também. Gosto de fazer as coisas bem feitas e para isso não se pode parar.

05) Os fãs do Angra escrevem nas redes sociais que gostariam de ver você nos vocais do Angra. É só papo de fã ou já existiu essa conversa?

Alírio: Bem, sou amigo do pessoal do Angra, mas nunca existiu essa conversa.

06) Recentemente você cantou no tributo ao Wander Taffo. Como foi essa experiência?

Alírio: Foi muito bom. Eu não tive oportunidade de conhecer o Wander pessoalmente, mas sempre admirei o trabalho dele. Fizemos apenas dois ensaios. Lá do palco, no dia do show, dava pra ver as pessoas se emocionando. Foi muito bom!

Alirio Netto interpreta ‘Who Wants To Live Forever’ do Queen em homenagem a Freddie Mercury

Tributo a Wander Taffo: Muita energia boa solta no ar

Age of Artemis apresenta versão para clássico do Helloween

07) Fafau (irmã gêmea de Wander Taffo) disse no microfone, no palco, pra todo mundo ouvir, que você tem a voz que o Wander procurava. Pouco antes dele partir, estava ensaiando para uma volta do Taffo e no tributo havia músicos que estariam nessa nova formação. Existe a possibilidade de você cantar com esses caras fazendo um som estilo Taffo?

Alírio: A Fafau quer gravar algumas músicas do Wander que não foram gravadas e eu serei um dos vocais pra essas gravações, mas ainda é um projeto, nada concreto.

08) Você participou desse último RIR. Conte um pouco como foi.

Alírio: Ah sim... Toquei com o Age of Artemis. A gente se apresentou a tarde e estava muito quente. Tinha muita gente. Foi uma experiência única. E a organização foi sensacional. Tudo funcionava! O RIR é um festival brasileiro que não deve nada para os festivais lá de fora. Fiquei impressionado. Inesquecível!

09) Você está gravando um trabalho solo onde você canta em português. Fala um pouco do João de Deus.

Alírio: Sim. Estou gravando no estúdio do Tito Falaschi, com o Edu Falaschi na produção. Tem Tito Falaschi na bateria, guitarra, teclado e violão e Felipe Andreoli no baixo. Tem participação do Rafael Bittencourt (Angra). O álbum deve sair no início de 2016. Será uma surpresa para os fãs, pois é bastante diferente do que eu tenho feito até agora, mas acredito que todos vão gostar.

10) O que você gosta de fazer no seu tempo livre?

Alírio: Eu jogo vídeo game. Jogo muito vídeo game (risos). E corro, adoro correr. Estou chegando numa certa idade e preciso me cuidar (risos). Gosto muito de comer também, mas não na correria. Gosto de ir a um restaurante, sentar com calma, comer e tomar um vinho. Adoro vinho, mas quase não tomo pra cuidar da voz (risos).

Dossiê do Rock: Revelando o passado. Incentivando o futuro.